20 março, 2007

Nozes...Um mito ou Uma realidade?!


Será que as nozes são um alimento interessante do ponto de vista nutricional e alimentam o nosso cérebro???


Originária da Pérsia, a nogueira era considerada pelos romanos uma árvore sagrada, símbolo de fecundidade.
Para além deste facto, as antigas teorias científicas do simbolismo, viam na aparência externa da nozes como que um cérebro humano e, por isso, um indício da sua importância para a sua cura.

A noz pertence à família das oleaginosas, sendo naturalmente rica em gorduras polinsaturados (e ómega 3). De acordo com investigadores americanos, as nozes reduzem a inflamação e a oxidação das artérias, após uma refeição rica em gorduras saturadas, recomendando deste modo, uma dose diária de 28 gramas de nozes (cerca de quatro nozes).
Especialmente rica em vitamina E, um poderoso antioxidante cardiovascular, a noz contém proteínas, magnésio, potássio, fósforo, ferro e zinco, o que a tornam num alimento completo e saudável. Por este facto, é indicada para pessoas sujeitas a grande desgaste intelectual e constitui um tónico cerebral, que alimenta as células nervosas.
Contudo, por ser muito energética (730 kcal por 100g), o seu consumo é mais indicado na parte da manhã, e constitui uma boa opção para atletas e desportistas, sujeitos a esforço físico regular. Também para as crianças e os idosos, que têm necessidades nutricionais acrescidas.
Deus dá nozes devido à sua riqueza nutricional... Podia bem ser uma alternativa ao ditado popular!!!

2 comentários:

Gonçalina Góis disse...

São interessantes aquelas analogias que se fazem com determinados alimentos e orgãos, neste post vocês fazem alusão à noz e cerébro, lembro outra analogia: o feijão com o rim!

Ana Isabel & Ana Maria disse...

visitem este site tem lá um artigo engraçado com ideias muito de encontro com as vossas. já agora parabéns pela escolha do tema... é um desafio.
http://www.performance.pt/html/nutricao_desc.asp?id=289