10 março, 2007

Crianças sub nutridas são menos «inteligentes»



Mais de 200 milhões de crianças em todo o mundo com menos de cinco anos não desenvolvem o seu potencial intelectual devido à fome, má alimentação e pobreza, segundo um estudo publicado na revista «The Lancet».


Uma das principais causas para o fraco desenvolvimento cognitivo infantil apontadas pelos investigadores são a falta de ferro ou iodo, além da estimulação inadequada da inteligência, das emoções e da competência social na família.
Estimular as crianças por meio de programas que envolvem brincadeiras, melhorar o ambiente doméstico, como também instruir os pais, são medidas que podem ter um efeito duradouro na inteligência e no sucesso escolar, ajudando a combater e a reduzir o desenvolvimento inadequado das crianças.



3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia.
Queria felicitar as autoras por este blog muito interessante e realçar a importancia, como vem sendo demnostrado, de "alimentar o cérebro" para um correcto desenvolvimento e crescimento tanto a nivel fisico como intelectual. Como este último post demosntra.
Continuação de um bom trabalho.

Andreia Miranda & Lea disse...

Como autoras deste blog queremos agradecer os seus elogios...Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para manter uma escrita com qualidade e publicações sempre actuais!
Espero que continue a visitar o "alimentandocerebro"...

Anónimo disse...

Este post faz-nos chegar a uma verdade absoluta em nutrição: os extremos nunca são conducentes ao bem-estar... É lamentável que a tremenda disponibilidade alimentar de uns continue a contrastar com a enorme escassez de outros. Parabéns pelo blog!