04 maio, 2007

Qual a melhor forma de obter os antioxidantes, através da alimentação ou a tomar suplementos nutricionais???

Uma alimentação com reduzido teor em gordura, rica em fruta e vegetais está intimamente relacionada com uma diminuição do risco de ocorrência de cancro e de doenças cardíacas. Nos estudos realizados com suplementos antioxidantes específicos não se encontram efeitos protectores similares. Qual é a razão para esta diferença?

Os alimentos e as bebidas ricas em antioxidantes contêm ainda outros fitoquímicos ainda não disponíveis sob a forma de suplemento nutricional. Muitos fitoquímicos são antioxidantes e os resultados das investigações feitas até ao momento apontam para que estes componentes da alimentação possam ter outras acções na luta contra a doença!
As vantagens para a saúde, de uma alimentação rica em fruta ou vegetais, pode dever-se à associação de antioxidantes, que protegem contra a acção dos radicais livres, com outras características dos fitoquímicos na promoção da saúde. Trata-se de uma área de investigação activa, na qual novos dados emergem rapidamente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um prova de que uma alimentação saudável e equilibrada é o suficiente para uma vida sem determinadas patologias. Não sendo necessário gastar dinheiro em suplementos nutricionais.