11 maio, 2007

Enxaqueca: a dieta pode contribuir para a qualidade de vida do paciente?

A enxaqueca é muito mais que uma dor. É um grande mal estar, que se instala às vezes lenta, às vezes abruptamente, dando a sensação de que a cabeça está enorme, pulsando, martelando ou que o cérebro está sendo pressionado num ritmo enlouquecedor. A visão de qualquer tipo de luz é uma tortura; os odores, um sacrifício, mesmo os mais agradáveis; os sons transformam-se em ruídos ensurdecedores, o estômago revira e os vômitos são a conseqüência natural. Esse martírio pode durar dias, num vai e vem de intensidade maior e menor que impede a realização da maior parte das atividades do dia e impossibilita a normalidade da vida.
A alimentação, para as pessoas que têm enxaqueca, gera uma polêmica ainda maior porque é difícil provar que um sintoma subjetivo e que não pode ser aferido ou quantificado possa ser causado por um determinado alimento. Mesmo assim, crescemos ouvindo muitas histórias sobre alimentos que causam e que aliviam a dor de cabeça.
Um dos fatores mais importantes no desencadear da enxaqueca, e que já estamos cientes, é que ficar sem comer ou fazer jejuns prolongados é pior do que os vários alimentos rotineiramente relacionados à dor. Logo, uma rotina alimentar de refeições e lanches é importante no tratamento da enxaqueca, muito mais do que a privação de certos alimentos, muitas vezes erroneamente relacionados à ela, simplesmente porque foram consumidos em um dia de dor. Outro fator alimentar relacionado à enxaqueca é o consumo de bebidas alcoólicas. Entre elas, as bebidas fermentadas como a cerveja e o vinho, principalmente o tinto.
Finalmente, o fator mais complexo como causa de enxaqueca e que envolve vários tipos de alimentos: a ingestão freqüente e intensa de cafeína. Os relatos são mais contundentes em relação ao café, por se tratar de alimento de consumo diário e muitas vezes exagerado. Mas a cafeína é encontrada em muitos refrigerantes do tipo cola, chocolates e chás escuros, como o chá mate. Acredita-se que apenas três cafés expressos por dia sejam suficientes para causar enxaqueca.

Sem comentários: