27 abril, 2007

Vitaminas C e E...Procuradas por todos!



As vitaminas antioxidantes clássicas são a E e a C e podem ser encontradas nos frutos frescos, saladas, vegetais e legumes verdes. A vitamina E actua no interior da membrana celular e demonstrou-se ter um efeito poderoso contra a deterioração das células e efeitos contra o envelhecimento (estabilizadora das estruturas celulares). A vitamina C é importante em várias reacções bioquímicas celulares. A principal função é a hidroxilação do colagénio, uma proteína que aumenta a resistência de ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Tem efeito antioxidante, é usada na síntese de hormonas e neurotransmissores, e contribui para o fortalecimento das defesas imunológicas do organismo. A vitamina C é ainda o antioxidante que impede que os nitritos se transformem, no organismo, em substâncias indutoras da transformação de cancro.


24 abril, 2007

Fosfatidilserina...recordam-se??!


Trata-se do fosfolípido que existe em maior concentração nas células cerebrais. Grande parte das investigações feitas concluíram que pode ajudar a atrasar a perda de memória, a concentração e outras capacidades mentais que acompanham o envelhecimento. A suplementação com este nutriente pode ser assim, uma opção, visto não ser possível encontrá-lo com abundância na alimentação. Um novo e avançado tipo de tecnologia possibilitou concentrar este importante nutriente a partir da lecitina de soja, uma fonte vegetal segura e bem reconhecida de fosfatidilserina. Estes suplementos, podem ser comercializados sob a forma de cápsulas e não se relataram efeitos colaterais.

21 abril, 2007

Acção fitoterapêutica do Ginkgo biloba


Ginkgo biloba é a planta medicinal mais conhecida, investigada e usada para melhorar o afluxo de sangue ao cérebro, favorecendo a memória, melhorando a capacidade de concentração e a vigilância. O extracto de Ginkgo demonstrou, também, possuir uma forte acção antioxidante, ao nível das células cerebrais, protegendo assim, a sua degeneração. Contudo, os estudos só apontam benefícios quando são utilizados extractos padronizados. Há ainda que referir possíveis interacções perigosas, uma vez que o ginkgo biloba não pode ser usado com anticoagulantes, potencializando também o efeito de alguns fármacos psiquiátricos e diuréticos. Pode ainda provocar alergias, tonturas e palpitações.






17 abril, 2007

Suplementação...A dúvida continua...


Nem sempre os nutrientes necessários ao cérebro, se encontram em abundância na alimentação. É por isso que existem suplementos nutricionais...

Os suplementos antioxidantes, são recomendados desde que sejam como um sistema de defesa do organismo,uma vez que eles têm o papel principal de combater os radicais livres, proteger contra o envelhecimento e a degeneração das células e, consequentemente, prevenir a perda de memória.


Mas, será que a suplementação nutricional é realmente uma abordagem "alternativa" para a saúde mental? Alguns autores referem que este facto será verdade, enquanto as pessoas continuarem a acreditar que uma boa alimentação é importante somente para a saúde física...


Posteriormente iremos referir diversos exemplos de suplementos que se encontram disponivéis no mercado e as funções que lhe são atribuidas.

16 abril, 2007

Estamos de regresso...


Depois desta pequena interrupção,vamos retomar ao tema do blog com algumas informações àcerca dos suplementos nutricionais...

03 abril, 2007

O cérebro também precisa de descansar!!!


Privação de sono afecta os neurónios. Esta pesquisa mostra que, sem descanso, o cérebro pára de produzir células.

A privação de sono pode levar o cérebro a parar de produzir novas células, sugere estudo realizado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Experiências em ratos de laboratório indicaram que a falta de sono afeta o hipocampo — uma região do cérebro envolvida na formação da memória.

Os pesquisadores disseram que embora o papel da produção de neurónios em adultos continue desconhecido, a inibição da produção pode explicar deficiências de aprendizagem associadas à privação longa do sono.
Desta forma, descansem muito nestas férias...FELIZ PÁSCOA!!!Até breve***
Para quem quiser saber mais sobre o assunto: http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html

02 abril, 2007

A Páscoa pode ser um perigo para os "compulsivos"


Para os comedores compulsivos, a Páscoa significa um período perigoso, porque a vontade de devorar vários chocolates aumenta com a grande oferta.

Esta vontade incontrolável, geralmente está associada à necessidade de sentir bem-estar. "A preferência é causada pelo aumento de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que está envolvido nos mecanismos de ansiedade, da depressão e do próprio transtorno alimentar".

01 abril, 2007

"Bug" do cérebro??!

Foi descoberto que o nosso cérebro tem um Bug...
Aqui vai um pequeno exercício de cálculo mental!!!! Este cálculo deve fazer-se mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora nem papel e caneta!!! Seja honesto... faça cálculos mentais...
> Tens 1000... Acrescenta 40.
> Acrescenta mais 1000.
> Acrescenta mais 30 e novamente 1000.
> Acrescenta 20.
> Acrescenta 1000 e ainda 10.
> Qual é o total?
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> (resposta mais abaixo)
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> *
> O teu resultado é 5000 ?!
> *
> *
> *
> *
> Parabéns! Você foi mais um que errou a conta!!!
> Volte e refaça a conta.
> A resposta certa é 4100!!!
Se não acreditar, verifique com a calculadora.
O que acontece é que a sequência decimal confunde o nosso cérebro, que salta
naturalmente para a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas). O pior é que vai refazer a conta, e agora que já sabe o resultado, vai chegar aos 4100 e não saberá como chegou aos 5000 antes!!!
Exercício 2 - Rápido e impressionante!!! Conte, quantas letras "F" tem notexto abaixo sem usar o rato do computador...

FINISHED FILES ARE THE RE-
SULT OF YEARS OF SCIENTIF-
IC STUDY COMBINED WITH
THE EXPERIENCE OF YEARS

> Contou? Somente leia abaixo após ter contado os "F". Certo?
> Quantos??? 3??? Talvez 4???

Errado, são 6 (seis) - não é piada!Volte para cima e leia mais uma vez!A explicação está mais abaixo ...
O cérebro não consegue processar a palavra "OF". Interessante , não é?!!